quarta-feira, 25 de junho de 2014

FALSIFICAÇÕES, RÉPLICAS E FALSAS DE ÉPOCA

FALSIFICAÇÕES, RÉPLICAS E FALSAS DE ÉPOCA
Moedas são objetos que possuem valores, por isso desde que começaram a circular começaram a ser copiadas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FALSIFICAÇÃO E RÉPLICA?
Replicas são feitas com o intuito de serem vendidas ou estudadas, quando são vendidas o vendedor tem o dever de deixar bem claro que não é verdadeira. Também existem réplicas destinadas ao estudo, como por exemplo réplicas de moedas romanas raras. São mais baratas que as originais e algumas possuem indicações de que são falsas, como pequenas inscrições como falsa ou réplica.Em geral se apresentam em estado FC. Colecionadores que não tem condições de adquirir peças originais acabam comprando réplicas.
Falsificações são feitas com o intuito de enganar o comprador. Muitas vezes pessoas de má fé vendem réplicas como verdadeiras, o que torna a diferenciação dessas categorias complicada. Podem apresentar desgaste para confundir o comprador. Algumas, mais bem feitas, apresentam mesmo peso e material das originais, já outras falsificações de qualidade inferior (moedas que apresentam seu valor pelo materia são falsificadas somente com outros metais ou com ligas) são feitas com outros materiais, o que barateia e em alguns casos facilita a produção.
Falsas de época são moedas que foram feitas no mesmo período das originais para circularem. Em geral só eram feitas pois o custo de sua produção era menor do que o valor facial. Algumas falsas de época apresentam um valor maior ou igual ao da peça original (por exemplo moedas do Brasil colônia). Durante a segunda guerra cédulas do Reino Unido foram fabricadas pela Alemanha como tentativa de desestabilizar a economia inglesa, essas cédulas são falsas de época (Operação Bernhard ).

RÉPLICAS CHINESAS
A china tem fabricado a maior parte das réplicas atuais, são moedas que sai vendidas a preços irrisórios, chegam a custar menos de US$0.20, e são vendidas em quantidades enormes. Entre essas réplicas chinesas aparecem moedas que são vendidas pelo seu metal, o que é uma característica de uma falsificação. Quase nenhuma indica que é réplica (indício de falsificação). Também aparecem moedas que nunca existiram ou alusivas.Todos os colecionadores devem ficar atentos, essas moedas estão por aí.

A PRINCIPAL DIFERENÇA
A principal diferença quem faz é o colecionador ou o vendedor que negocia a peça. Todos devem ter o bom senso e deixar claro que a peça não é verdadeira, assim como ao menor sinal de que uma moeda possa ser uma falsificação investigar para ter certeza.

Na foto vemos 3 moedas, identifique qual é:
A. Uma falsa de época
B. Uma réplica
C. Uma falsificação





Nenhum comentário:

Postar um comentário