quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Numismática móvel

        
Numismática móvel

       
           Os celulares são muito úteis, disso todos sabemos, com a evolução da portabilidade agora temos um kit de ferramentas nos nossos bolsos. Para os numismatas isso é um prato cheio, muitas vezes quando nos deparamos com uma moeda não podemos simplesmente trazer para casa e examinar, e acabamos demorando muito para obter ferramentas adequadas, que acabam muitas vezes sendo caras.
          Nesse artigo tenho como objetivo introduzir algumas ferramentas que podem ser de grande ajuda na identificação, autenticação e no aprendizado numismático. Também vale lembrar que por ser uma tecnologia muito nova ainda existem muitas coisas que podem ser melhoradas ou que ainda não apareceram.




Bullion Test Free 

          Esse é um aplicativo disponível na Google Play que possibilita a identificação de 3 moedas por reconhecimento da frequência de sua ressonância. Sua versão gratuita tem 3 moedas: American Silver Eagle (1oz de prata), Krugerrand (1 oz de ouro) e Silver Buffalo (1oz de prata). Ele também tem uma versão paga que custa R$8,85, essa versão conta com 12 moedas de prata e 7 de ouro, entre essas moedas temos o Morgan/Peace dollar










Pocket Coins Collection Lite

          Esse aplicativo ainda pode melhorar, ele permite ao usuário uma catalogação detalhada de cada peça de sua coleção, além de diversas formas de visualização dos dados de sua coleção. Também existe uma versão paga que custa R$10,47.

Pocket Coins Collection - screenshot thumbnail 



Canivete Suíço
           
          Esse aplicativo, que é totalmente gratuito, possui varias funções, dentre elas 3 se destacam, facilitando a observação de moedas. São elas:
1. Lupa: Pelo fato de depender da qualidade da câmera do celular não substitui uma lupa profissional, mas pode muitas vezes quebrar um galho.
2. Régua: Uma régua de precisão sem defeito, ajuda muitas vezes á identificar peças mais gastas. Mesmo ficando limitada ao tamanho da tela não deixa à desejar.
3. Lanterna: Essa função é exclusiva de celulares com flash. Ajuda na observação de peças gastas e na necessidade de iluminação forte. 


CATÁLOGOS

          Como já se sabe é sempre bom andar com um catalogo, isso no dia a dia se torna inviável, a solução é baixar todos eles no seu celular, para isso você precisa de cerca de 1,4GB livres no seu celular. Com um acervo offline disponível você vai estar preparado para quase qualquer situação.


Acervo online

        Se você possui um celular com acesso á internet existem mais possibilidades, você pode consultar catalogos online e pesquisar mais sobre as moedas. Os prinicipais sites de consulta são:

1. Wildwinds: Possui um renomado índice para catalogar moedas gregas, romanas, celtas e inglesas.

Wildwinds


2. Numista: Com um sistema onde os usuários podem contribuir com informações é excelente para moedas mais recentes. Tem registros detalhados sobre cada moeda, com mecanismos de busca também detalhados.


OUTROS RECURSOS:

A lista a seguir contem vários sites que podem ajudar no aprendizado e na catalogação de moedas:

FÓRUM DOS NUMISMATAS 

COLNECT 

FÓRUM DE NUMISMÁTICA 

MOEDAS DO BRASIL

ANUNCIO:  Em breve será lançado um programa para catalogar moedas, ele tem uma versão para celular e será pago, assim que chegarem mais informações falarei mais sobre ele.

  
AVBN:
          Vale também lembrar que você pode usar seu celular para acompanhar a AVBN e ficar por dentro do mundo numismático virtual, cadastre-se já!


http://avbn.net/         


Observação final:
          Conforme a tecnologia vem evoluindo a numismática tem tentado acompanhar. Recentemente catálogos detalhados, que antes eram grandes e caros tem se tornado de fácil acesso ao colecionador comum, o que com certeza é um estimulo ao hobbie e à ciência. 



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário